terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O QUE É ASTRONOMIA?


A astronomia é o estudo do Universo. É dividida em estudo do sistema solar, nossa galáxia, os aglomerações das galáxias e cosmologia. Ainda tem observação e estudo de estrelas variáveis, supernovas, medição de distâncias, estudo sobre a formação de estrelas, a morte das estrelas, movimento das galáxias dentro do cosmos, expansão do universo e muito mais. Também a conquista do espaço é astronomia.

Como funcionam as estações, os mares, as fases da lua, etc, são coisas que afetam profundamente nossas vidas e cada criança a partir de 7 anos já deveria saber.

E a astronomia começou quando? A astronomia sempre existiu, é impossível estabelecer uma data, depende da cultura.

As pessoas sempre observaram o céu e sempre tiverem medo das coisas que são difíceis de entender. Então, é fácil fazer conclusões simplificadas sem que alguém possa contestar, A Bíblia fala do dilúvio universal, mas hoje sabemos que a enchente era entre o Eufrates e Tigre, na Mesopotâmia. O que, naquela época, era o mundo! Depois o mundo aumentou e incluiu o Egito e assim, progressivamente.

A Terra era considerada o centro do mundo, até 1500 depois de Cristo, quando Copérnico descobriu que a Terra não era o centro, mas o Sol (também errado).

Foram os astrônomos (Herschel, Clyde Thornbaugh) quem descobriu os planetas, sendo que, até Kepler, pensava-se que os planetas tinham órbita circular!

Os astrólogos usam os planetas em seus estudos e desenham um círculo para determinar suas posições. Os "signos" são desenhos imaginários no céu, que inspiraram os poetas a criarem histórias muito bonitas. Na Grécia, Ptolomeu foi o último astrólogo. Na Inglaterra, o Stonhenghy foi construído em 2000 anos antes de Cristo.
Há 4000 anos, no dia 21 de Março, no equinócio da primavera no hemisfério norte, o sol estava no signo do Áries, mas hoje está em Peixes.
Quando o homem pisar em Marte, não vai ver um deus da guerra, mas ao olharem a Terra ela será azul! Um novo planeta! Como isso irá influenciar as pessoas que vão nascer depois da chegada do homem a Marte?

As pessoas comumente culpam outras, ou eventos, por coisas que não lhe são agradáveis. Desde crianças costumam fazer isso. Se um rei morreu durante um eclipse ou durante a passagem de um cometa, então o eclipse ou o cometa são culpados. Os antigos já haviam dado nome para esta infantilidade: posthoc,ergo propter hoc "seguindo isto então conseqüência deste" (mais ou menos assim)

Os astrônomos precisam estudar muitos anos de física matemática, depois fazer pós-graduação em astrofísica. De dia estudar e de noite observar e trabalhar num observatório.
Sabem a verdadeira beleza do universo, conhecem as fórmulas simples e bonitas que tentam explicar o universo. Fórmulas estas que foram provadas, observadas, e são universais!

O filho do Einstein foi visitar um lugar onde lhe mostraram que com determinado aparelho - que custou milhões de dólares - foi provada a teoria do pai dele. Ele respondeu: "Meu pai somente teve um papel e lápis para descobrir tudo isso.".
Simplicidade, humildade, genialidade, são algumas das características das mulheres e homens que dedicaram uma vida inteira para ficar um pouco mais perto da verdade.

Isaak Newton disse: "Eu não sei o que posso parecer ao mundo, mas no que concerne a mim eu pareço ter sido apenas um menino brincando às margens do oceano e me distraindo em ocasionalmente achar uma pedrinha mais lisa ou uma concha mais bonita que as comuns, enquanto o grande oceano da verdade permanece ainda a ser descoberto."
E ele mudou o mundo!

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário