terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ATMOSFERA

Atmosfera

Uma atmosfera é uma camada de gases que envolve (nem em todos os casos) um corpo material com massa suficiente. Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).

O termo atmosfera estelar é usada para designar as regiões externas de uma estrela e normalmente inclui a porção entre a fotosfera opaca e o começo do espaço sideral. Estrelas com temperaturas relativamente baixas podem formar compostos moleculares em suas atmosferas externas. A atmosfera terrestre protege os organismos vivos dos raios ultravioleta e também serve como um estoque, fazendo com que o gás oxigênio não escape.

A atmosfera é dividida em quatro grupos sendo eles: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera e Termosfera.

Troposfera-
É a camada da atmosfera onde nós e todos os animais terrestres e voadores vivemos, possuí as caracteristicas ideais para a vida da forma como conhecemos, sua composição gasosa é de 78% nitrogênio, 21% oxigênio e 1% composto de outros gases como o CO2 e também vapor d'água. A temperatura média do ar nesta camada é de 25C° entre os trópicos.

Estratosfera -
 É a segunda camada da atmosfera, como vocês podem ver na imagem. Nesta camada acontece um fenômeno muito importante para a vida na terra, que é a formação da camada de ozônio.

Mesosfera -
É a terceira camada da atmosfera. Devido a sua distancia, suas moleculas gasosas já são bem esparsadas, ou seja, a temperatura é muito baixa -90C°, nesta camada os meteoróides atraídos pela gravidade terrestres atingem a velocidade necessária para a combustão. Meteoróides são pequenos meteorítos.

Termosfera -
Esta camada é a última grande camada da atmosfera. Nela, o ar já é tão rarefeito que átomos geralmente se encontram, nesta camada se encontra a ionosfera, fenomeno químico-físico que interfere nas comunicações via satélite e rádio, e, é colabora com a formação de tempestades e furacões. Encontra-se também nesta camada a Exosfera que é a parte mais externa da termosfera, sendo a transição da atmosfera e do espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário