sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SISTEMA DIGESTIVO

Introdução 
Através da digestão, tudo o que comemos transforma-se substâncias vitais para a manutenção de nosso corpo. Através da digestão o organismo torna-se capaz de absorver todas as substâncias necessárias para seu funcionamento.
Digestão 
Este processo inicia-se ainda na boca, quando alimento mistura-se à saliva. Após ser engolido segue em direção ao estômago, e neste, tem acesso ao suco gástrico, que transforma tudo aquilo que comemos em um tipo de bolo.  
Após passar pelo estômago, o alimento segue em direção ao intestino delgado, juntando-se a bílis do fígado, esta, por sua vez, contribui com a digestão das gorduras. Com os sucos do pâncreas, os amidos e o açúcar são dissolvidos.  
Este processo ainda continua no intestino delgado enquanto a massa formada percorre por ele. Nesta fase, as substâncias importantes e vitais para nosso organismo são absorvidas pela corrente sanguínea. As sobras seguem para o intestino grosso, e através dele passam pelo reto sendo evacuadas do corpo. 
O aparelho digestivo do homem é bastante diferenciado do de outros animais. Outros animais, como por exemplo, as aves, dissolvem seu alimento na moela, uma vez que não possuem dentes. No caso dos ruminantes (camelo, cabra, boi, etc), os alimentos após serem engolidos retornam à boca, sofrendo, desta forma, uma segunda e necessária mastigação.

O sistema digestório do ser humano é formado pelos seguintes componentes: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Duodeno, Intestino Delgado, Intestino Grosso e Ânus. As Glândulas Anexas são: Glândulas Salivares, Glândulas Gástricas, Glândulas Intestinais, Pâncreas e Fígado.

Principais doenças no sistema digestório: hepatite, cirrose, câncer de intestino, pancreatite, faringite, estomatite, obstrução intestinal, Insuficiência Pancreática, Câncer de Fígado, Úlcera e Gastrite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário