sábado, 8 de janeiro de 2011

Onde existe água

Onde existe água 

É uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calotas polares, mas também em outros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo. A fórmula química da água é H2O.
Abaixo na superfície da terra, no subsolo, existem grandes reservatórios de água que podemos utilizar se cavarmos os poços. Esses reservatórios são chamados lençóis d’água.

Onde mais podemos encontrar água 

As pessoas, os animais e as plantas são compostos por uma grande quantidade de água.
Nosso corpo, por exemplo, contém muita água. Assim, se uma criança pesa 30 kg, cerca de 18 kg são de água. Num adulto de 70 kg, aproximadamente 42 kg são de água.
Grande parte da água que está em nosso corpo é eliminada, principalmente, na urina e no suor. Por esse motivo, precisamos beber água para repor o que perdemos.

Água na atmosfera



A água encontra-se em diversos estados físicos. Na atmosfera ela está em estado gasoso, proveniente da evaporação de todas as superfícies úmidas – mares, rios e lagos; em estado líquido é a mais usual forma da água, encontrada nos grandes depósitos do planeta, nos oceanos e mares (água salgada), nos rios e lagos (água doce) e também no subsolo, constituindo os chamados lençóis freáticos em estado líquido. Para finalizar, também encontramos a água no estado sólido, nas regiões frias do planeta. Do estado gasoso, presente na atmosfera, a água se precipita em estado líquido, como chuva, orvalho ou nevoeiro, ou em estado sólido, como neve ou granizo.
O caminho da água até a torneira 
A água dos mananciais e dos poços, por conter microorganismos e partículas sólidas em suspensão, percorre um caminho nas estações de tratamento até chegar limpa ao hidrômetro. Após o uso ( para beber, cozinhar, limpar), a água vai para os ralos e em seguida para os canos que vão dar na caixa de inspeção e na saída do esgoto doméstico.Os esgotos que saem das casas, indústrias etc. devem ser bombeados para uma estação de tratamento, onde os sólidos são separados do líquido - o que diminui a carga de poluição e os prejuízos para as águas que irão recebê-la.
O tratamento de esgoto é vantajoso, pois o lodo que sobra pode ser transformado em fertilizante agrícola; o biogás resultante desse processo também é aproveitável como combustível.

Transformando o curso das águas

O homem primitivo observou que o movimento do curso d’água que empurrava sua canoa podia fazer girar uma roda e , portanto, realizar trabalho para ele.
Essa simples roda d’água foi a precursora das grandes turbinas que hoje transformam a força de uma cachoeira em energia elétrica, iluminando nossas casas e cidades e fazendo trabalhar as máquinas das fábricas.



O saneamento básico
Saneamento básico é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do meio ambiente: com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
Estes são cuidados  que todas as pessoas têm direito. No entanto, esses direitos nem sempre são observados. O saneamento básico deveria ser prioritário nos governos.



As pessoas podem colaborar com as medidas de saneamento básico da seguinte maneira:
-não jogando lixo em terrenos baldios;
-separando o lixo, pois restos de alimentos não devem ser misturados com vidros, papéis e plásticos;
-economizando água, porque uma torneira pingando, embora não pareça, gasta muita água e o processo de tratamento de água é muito caro.
Essas são atitudes simples, que deveriam fazer parte da educação das pessoas, pois ajudam bastante e previnem algumas doenças.
Geralmente existe, nas cidades, uma estação de tratamento de água. Lá a água passa por uma série de processos de purificação; entre eles o recebimento de uma substância química chamada cloro, que tem o poder de matar os micróbios causadores de algumas doenças.
Se no lugar onde você mora não existir estação de tratamento de água, ela deve ser tratada em casa com uso de filtros ou do fervimento.



Questão 1:
Quais são as características da água?
É uma substância líquida ,de cor branca,inodora e insípida.
É uma substância sólida ,incolor,inodora e insípida.
É uma substância sólida ,incolor,inodora e doce.
É uma substância liquida ,incolor,inodora e insípida.
É uma substância sólida ,de cor branca,inodora e insípida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário